VER O PESO

:: .::. .::. .::. .::. BLOG .::. .::. .::. .::. ::

Sobre mudança de hábitos de alguém que chegou a pesar 170Kg, e hoje visa uma vida mais saudável.

::   :: Sejam Bem-Vindos ::    ::       Home     E-Mail  |    Fotos ::

[::.. Já Era!!! ..::]
[::.. Vai Lá !!! ..::]
:: Calorias
:: Calculadoras
:: Cyber Cook-Light
:: Revistas
:: Nuno Cobra
:: Drauzio Varella
:: PERFIL

 Meu nome é Euler, moro no Rio, tenho 34 anos e sou casado com a Clarice.
 Meu trabalho exige que viaje e este é um complicador para minha dieta. Mas, adotei a determinação como sobrenome e  venho tendo sucesso!

:: CONTATO

E-mail: eulercesar@gmail.com
MSN: eulercesar@hotmail.com

:: COMO TUDO COMEÇOU

No dia 01/09 comecei a mudar meus hábitos alimentares e comportamentais, visando uma boa saúde. Como se trata de aprender a lidar com a comida e descobrir prazer no alimento saudável, isso é para a vida toda! Sem remédios ou operação bariatrica.

:: PESOS & MEDIDAS

Peso Inicial:170Kg

Peso atual:113Kg                  

Parcial eliminado:57Kg       

IMC inicial: 56,15  

IMC atual: 37,32

Cintura inicial: 153cm

Cintura atual: 118cm

Centímetros cortados: 35cm

         170Kg     113Kg
Esta foto serve para ilustrar o que a determinação pode fazer.

:: Sexta-feira, Janeiro 27, 2006 ::

Bom dia!


FOI BOM ENQUANTO DUROU!!!


Foi bom enquanto durou! À partir de amanhã, começam as minhas temporadas de viagens à trabalho. Ah, depois de ter o gostinho de estar sempre em casa, sempre perto da família, é duro recomeçar...

Não posso reclamar, muito pelo contrário, entrei de férias dia 01 de dezembro e só voltei a trabalhar no domingo ( 22/01 ) e mesmo assim, aqui no Rio. Agora é hora de ralar um pouquinho!

Viajar é estar sempre à prova, sendo testado, pressionado pelas tentações mais cruéis: Ansiedade, saudade de casa, falta de opção nas estradas... Além de por vezes, falta de tempo hábil para os exercícios. Já consegui até aqui, então fé em Deus, determinação e seguir em frente é o meu lema.

Além dos posts, invariavelmente, coloco aqui alguns textos de reflexão sobre o processo de emagrecimento. Experiências vividas e o olhar sobre o mundo.

Acho que a coluna, que fica no canto direito do Blog, tende a ficar meio escondida. Então, quem quiser se divertir um pouquinho ou refletir, dê ema olhada em CRÔNICAS. Há inclusive uma, que fiz esses dias!

Meus posts que sempre foram irregulares por natureza, agora tendem a ficar mais espaçados. Porém, não deixo de estar com o pensamento voltado para o saudável e, enviando bons fluidos para a Blogosfera Light.



Força à todos!



::Cla & Euler 12:54 AM [*] ::
:: ::

* .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. *


...

:: Segunda-feira, Janeiro 23, 2006 ::

Bom dia!


O QUE EU FIZ PARA EMAGRECER?


É uma pergunta recorrente. Onde houver alguém que emagreceu consideravelmente, haverá essa pergunta. Minha resposta sempre foi simples: Fechando a boca e aprendendo a me alimentar. Por mais que seja absolutamente verdadeira, sinto que não sacia a curiosidade de quem me questiona. Em parte porque alguns querem respostas mirabolantes, com soluções mágicas, remédios milagrosos e se possível, que faça efeito no máximo...Amanhã.

Gordo que é gordo, com registro no sindicato da categoria e carteirinha de praticante, já tentou um sem fim de dietas. (Nos meus áureos tempos de associado, ainda eram conhecidas como regime. Argh! Dá arrepios!)

Fazendo uma viagem a essa minha vida passada, recordo-me de uma das primeiras. Minha mãe me dava, ou melhor, me obrigava a tomar, chá de jiló. Diziam os "sábios" de plantão que é bom para emagrecer. Não era nem uma coisa nem outra. Nem bom, muito menos emagrecia ou, pelo menos não me emagreceu. Suspeito que não havia no chá um componente emagrecedor, a tática deveria ser: Depois de um gosto horrível desses, nenhum gordo safado, vai se atrever a comer nada! Se era essa a intenção, subestimaram a determinação e o desejo guloso do gordo mirim.

Já na vida adulta, lembro-me de duas tentativas mais evidentes, sem contar é claro das tentativas furtivas. Tratamento com um Médico-Pagé. Pagé sim, porque acho que antes das "sessões" o dito cujo fazia uma espécie de dança do emagrecimento ou uma pagelança! Ora, como pode, a mesma fórmula para a diversidade de pessoas, que diferiam em idade, peso e até credo! Bispo Macedo perde!

A terceira tentativa e mais recente, foi com os produtos da Herbalife. Comprei o pacote total, uma pequena fortuna. E arrependo-me amargamente. Esse dinheiro teria sido melhor empregado no pacote de uma academia de ginástica!
Com a dieta do Médico-Pagé, perdi cerca de 15 Kg e com o Herbalife, em torno de 13 Kg. O problema é que pouco tempo depois, achei tudo isso e muito mais...

Em setembro de 2004, por recomendação do Psiquiatra da Clarice, fomos à consulta de um Endocrinologista amigo dele. De imediato simpatizei com o Dr. Luiz Mauricio. Era o profissional que eu precisava, não doura a pílula, até porque não as receita. Após o resultado dos exames, fez um raio-x claro da situação, mostrando-me que meu grau de obesidade estava em super obeso, IMC de 56,15. A medida que ia lendo meus exames e explicando o que cada medida alterada poderia causar, eu encolhia na cadeira e tomava consciência da situação de alto risco. Saí dali com uma certeza: Minha vida à partir daquele momento mudaria e para muito melhor.

O ser humano tem uma característica de sobrevivência onde se adapta ao meio em que vive. Mas, como em tudo na vida, essa característica pode ser usada de forma a nos prejudicar. É o que acontece com os obesos. Fui me adaptando as situações. Não mais conseguia andar de ônibus, pois não passava na roleta. E daí, ando de carro. Tamanho de calça 66 não encontra-se nem nas lojas de departamento, não tem problema hoje há algumas lojas especializadas em roupas grandes. Sentar nas cadeiras plásticas de bar, é viver com medo de cair, ah...O garçom sempre descola uma de madeira ou metal! Dificuldade na higiene pessoal, o braço fica curto para alcançar o alvo. Aí é o fim!! É muita passividade perante a vida. Onde isso iria parar, se não conseguisse mais dirigir, andaria de táxi? Se não coubesse mais no táxi, ficaria em casa? Se não conseguisse mais ficar de pé, ficaria deitado o tempo todo? E o que mais? Não há mais o que fazer, só esperar a morte salvadora. A única saída para uma vida sem vida!

À primeira vista pode parecer uma visão sombria demais, mas acredite, não é. Quem chegou perto disso tudo que relatei, sabe que a evolução de se engordar nesse nível é lenta, porém constante. Não quis descobrir onde esse caminho ia dar, mas também me recusava a tomar atalhos. O caminho certo e sem volta foi mudar totalmente a forma de encarar a comida. Entendendo a diferença entre comer e se alimentar.
Percorri até aqui exatos 66,47% do percursso. Faço questão de cada ponto percentual, fiz por merecer. Ainda faltam 40% do caminho e acho que a segunda metade é mais dificil. É preciso mudar a dieta, restringindo ainda mais, mudando exercícios, enfim, o caminho é longo.

A guerra ainda não foi vencida, mas de batalha em batalha, chego lá. Uma certeza tenho: Super obeso, nunca mais!!

Força à todos!



::Cla & Euler 10:42 AM [*] ::
:: ::

* .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. *


...

:: Quinta-feira, Janeiro 19, 2006 ::

Hello!

CIDADE SANGUE QUENTE


Quando fico muito tempo sem caminhar na orla, meio que esqueço o que gostaria de ter impresso na retina. O Rio é uma academia a céu aberto.

Ao decidir tomar as rédeas da minha saúde, mudando meus hábitos alimentares, não imaginava que fosse um efeito cascata, onde essas ações reverberariam em tantas outras e passasse a enxergar velhas paisagens por um outro prisma.

Hoje sinto a cidade transpirando saúde. Um povo bonito, alegre, procurando ser saudável e, se encaixar no espírito da cidade. Me sinto parte dessa tribo, o que não acontecia antes. Sentia que não pertencia àquele mundo, que não era digno de estar ali.

Ao caminhar, encontro sempre desconhecidos íntimos, parceiros de filosofia de vida. Meu corpo é meu santuário e dia-a-dia, vou moldando-o como deve ser. Sem pressa, mas com sinceridade e atenção. O perigo mora nos detalhes e o meu processo é longo.

Desculpem-me os outros estados, mas se o paraíso não é aqui, fica bem pertinho! Quando estou fora e alguém da cidade fica sabendo que sou do Rio, o comentário é inevitável: - O Rio é tão lindo, pena que é tão violento. Você não tem medo?

É violento sim, como a maioria das metrópoles, onde hoje em dia não é perigoso? Garanto que em Tinguendó do Norte, há um local nada aconselhável a se transitar em certas condições, e assim é também o Rio de Janeiro.

O diferencial entre as outras cidades e o Rio de Janeiro, é que aqui tudo é notícia. Para ter acontecido e dar audiência, é preciso que tenha sido no Rio. Por sua vez, os Governantes da cidade ainda não enxergaram que é preciso mostrar o contra ponto. Mostrar o que acontece de bom na cidade.

No Rio, ao contrário da maioria ou talvez todas as cidades, não é preciso necessariamente ter dinheiro para se divertir. O leque de opções é vastíssimo. As praias, território democrático onde unem-se pobres e ricos; Verdadeiras florestas urbanas, integrando o homem e a natureza; Corredor histórico, ao alcance de todos; Eventos culturais grátis para uma gama de preferências. O é Rio é de todo carioca. Seja ele legítimo ou por afinidade. Carioca não apenas se nasce, também torna-se. Pelo amor a cidade e seu jeito de ser.

Conheço grande parte das cidades do nosso imenso país. Muitas delas belíssimas, cada qual com suas particularidades e costumes e, isso que torna tão raro nosso país-continente. Nele há tanto o que se descobrir, não só de plástica mas também e acima de tudo. uma riquíssima cultura a qual ainda não damos a devida importância.

Amar sua morada é fundamental! Então ame seu corpo e sua cidade, extraia o que há de melhor, se ainda não há, construa...

Força à todos!



::Cla & Euler 2:22 AM [*] ::
:: ::

* .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. *


...

:: Terça-feira, Janeiro 17, 2006 ::

Hello!

VAI DAR UMA FUGIDINHA?


Estava pensando à cerca das fugidinhas, descansos, retiradas estratégicas... Ou seja lá o nome que adotamos para driblar a dieta. Isso se dá normalmente em comemorações de tantos anos de dieta, festas de fim de ano e tal. São válidas, claro, mas como em tudo, é preciso avaliar bem, planejar e ser sincero consigo mesmo.

O obeso, via de regra tem problema com compulsão e tende a se acomodar com as situações de "perigo", então é deveras perigoso uma fugidinha. É preciso avaliar bem, se já alcançou um grau superior de controle para não correr o risco de perder, se não tudo, boa parte das conquistas por uma fugidinha furtiva. Você está preparado?

A chamada reeducação alimentar (no meu caso educação, porque nunca fui educado alimentarmente, então...), não é um regime, é você aprender a se alimentar ao invés de só comer. Resolveu que merece e precisa de um descanço e quer "flertar" com o proibido, ótimo! Mas, sabe até onde pode ir? Planejar essas "férias" é fundamental para depois não descobrir que passou feio do ponto e para recuperar o que ganhou, vai ter que além de suar a camisa, literalmente, segurar a ansiedade porque a lembrança de onde estaria se não houvesse passado do ponto, certamente lhe visitará e as chances de você desanimar crescem consideravelmente.

Acho que ser sincero com nós mesmo, é um pilar importante no processo de emagrecimento. Sempre bato nesta tecla, pois por experiência própria, acho que é onde mais nos traimos. Mentir para nós mesmos é tarefa difícil, mas uma vez que conseguimos ( e isso é plenamente possível ), tudo fica mais fácil e não se surpreenda se pegares mal dizendo a balança por mostrar um peso a mais, uma vez que você fez tudo certinho...A mente de um gordo pode ser sinistra! rs!

Como tudo que escrevo aqui, não quero ditar regras, até porque é muito pessoal, cada processo de emagrecimento é único e o que se aplica a você pode não ser o ideal para mim. Mas, uma das coisas que acho mais cara na Blogosfera Light, é aprender com os erros e acertos dos outros e é isso que tento passar nos meus posts. Minhas experiências. Boas ou ruins!

Força à todos!



::Cla & Euler 1:11 AM [*] ::
:: ::

* .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. *


...

:: Terça-feira, Janeiro 10, 2006 ::

Hello!

QUEM TEM MEDO DA BALANÇA?


Quem tem medo da balança má? balança má, balança má...

Eita perguntinha difícil! Certamente você já teve, tem ou terá medo da balança. Quando comecei meu processo de emagrecimento, pesava 170 Kg e não haviam balanças convencionais que aferissem esses quilos. Todas chegavam ao máximo de 150 Kg. Me restava a opção das balanças de carga dos supermercados e dessa sim eu tinha medo! Imagine, chegar ao supermercado, e pedir para usar a balança de carga... Tô fora!

Por sorte descobri a balança de uma farmácia que chegava a 180 Kg. Foi minha salvação!
Acho que para todos, a convivência com esse instrumento é de amor e ódio. Amor, quando ela nos mostra a evolução que queremos e ódio, quando merecido ou não o peso sobe. O segredo é usá-la a nosso favor.

Como diz a Beth, a balança é uma amiga sincera que diz sempre a verdade, o problema algumas vezes é ser sincera demais.

Como na dieta, cada um tem sua receita de convivência com a balança. Alguns se pesam diariamente, outros uma vez por semana... O importante é descobrir como se sente melhor e fazer de tudo para não brigar com a coitadinha e aí é só VER O PESO!


Força à todos!



::Cla & Euler 11:31 PM [*] ::
:: ::

* .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. *


...

:: Segunda-feira, Janeiro 09, 2006 ::

Hello!

11º ENCONTRO DA BLOGOSFERA LIGHT CARIOCA


Sábado, foi dia de encontro da Blogosfera Light do Rio. Como se não bastasse a reunião de pessoas interessantes, preocupadas em melhorar sua qualidade de vida e evoluir, o nosso Rio mais uma vez nos mostrou o porque de ser a Cidade Maravilhosa!



O ponto alto do encontro foi o chamado "momento light". Onde cada um fez seu relato-avaliação do ano que terminou e as festas de fim de ano. No melhor estilo A.A., depois da explanação de cada um seguiam-se as palmas merecidas. Não é preciso dizer que isso chamou a atenção de quem estava por perto. Tirando um jovem que perguntou a Beth se tratava-se de reunião dos Narcóticos Anônimos, os olhares que não eram de curiosidade, eram de adimiração. Teve até a intervenção de uma mulher que passava e quis dar seu depoimento. Eliminou cerca de 20 Kg este ano. A Blogosfera Light ainda vai ser matéria do Jornal Nacional ou quem sabe no Ophra Winfrey Show!

A Comissão Logística já tratou de marcar o próximo encontro. Será um passeio Ilha de Paquetá, no dia 11 de fevereiro. As meninas estão tão organizadas que há até o plano B, para o caso de chuva. Se isso acontecer, a barca, literalmente, segue para Niterói. Ficamos entre a Moreninha ou o Araribóia.*

* PS:
MORENINHA - Praia em Paquetá. Teve seu auge nos anos atrás.
ARARIBÓIA - Índio símbolo de Niterói. Cidade que tem uma das vistas mais belas...Dela admira-se a bela Cidade Maravilhosa!

2006 já começou fazem 9 dias, então vamos correr na frente! Quem corre atrás é Rubinho Barrichelo!!


Força à todos!



::Cla & Euler 2:45 PM [*] ::
:: ::

* .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. *


...

:: Domingo, Janeiro 08, 2006 ::

Hello!

AVALIAÇÃO


O tempo é indomável, impossível parar. Se é assim, devemos utilizá-lo a nosso favor. A preguiça por vezes nos faz adiar as tarefas e depois nos pegamos pensando em como seria bom se já as houvesse concluído.

Fiz uma estimativa plenamente possível, de chegar ao fim do ano com 110 kg. Ao completar 1 ano de dieta (gosto de me referir como mudança de hábitos) dei uma relaxada. Como o descanso do guerreiro, e meio que perdi o tempo de volta. A esse intervalo, somaram-se as férias trabalhistas e as festas de fim de ano e o resultado foi não só um atraso no cronograma, como também um acréscimo de cerca de 2 quilos ao menor peso alcançado. O atraso do cronograma, nada mais é do que uma pitada, com sabor amargo diga-se de passagem, na ansiedade, pois quem não quer logo chegar a meta traçada? Mas, meu corpo saudável pode esperar mais um pouco. Aprender com os tropeços é um segredo sábio.

Como parte ainda da avaliação de fim de ano, tento concluir o que de verdade ocorreu: Descanso do guerreiro ou acomodação disfarçada.

Descanso do guerreiro: Ora, se foi preciso um descanso, é que o fardo é pesado. Sendo assim, contradiz as afirmativas de que a mudança de hábitos alimentares não é tão difícil assim. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Se não é nenhum dos doze trabalhos de Hércules, também não é uma molezinha, mudar décadas de maus hábitos e má educação. Educação sim! Se desde cedo, em casa e nas salas de aula, as crianças aprendessem a importância do alimento saudável, o que faz os carboidratos, proteínas..., o funcionamento do corpo humano e as prováveis conseqüências de uma vida sedentária, certamente os níveis de obesidade, diabetes e um sem fim de doenças relacionadas à alimentação, seriam muito menores.
Entenda-se que falo de qualidade na alimentação e disso não estão exclusos os magros, pois o diabetes, o colesterol...Não são privilégios dos obesos.

Acomodação disfarçada: Uma linha tênue separa o descanso da dieta e a desculpa para transgredir.O difícil é sermos sinceros e termos a imparcialidade para definir ao certo em qual das duas situações nos encaixamos.
Na verdade não consegui chegar a uma conclusão definitiva, mas não importa. O importante é que o trem já voltou aos trilhos e só para na estação CORPO SAUDÁVEL!

Força à todos!



::Cla & Euler 12:15 AM [*] ::
:: ::

* .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. *


...

:: Quinta-feira, Janeiro 05, 2006 ::

Hello!

FIM DAS FÉRIAS!


Fim das férias de trabalho. Fim também das férias da dieta. É tempo de retomada geral.
Com o início de um novo ano são de praxe as promessas e a esperaça de tudo melhorar. Não acho que isso seja mal. O que acho ruim é não sermos sinceros conosco e não avaliarmos com retidão nossas possibilidades.
A mente humana é formidavel, mas é preciso saberoria para tirar o melhor proveito.

Nesse tempo em que participo da nossa Blogosfera Light tenho aprendido muito com os erros e acertos de todos. A troca de experiência é um atalho importante nesse processo.
Fazendo um balanço geral do meu processo de emagrecimento, acho que foi muito produtivo, embora tenha a certeza de que poderia ter sido melhor, se tivesse feito tudo certinho, como mandam as regras. Mas, se assim houvesse feito, sem deslizes ou cedido as tentações, não mais estaria no processo de aprendizagem. Já estaria magro ou não seria humano.



Desde que comecei a mudar meus hábitos alimentares e deixar a ociosidade de lado, já se vão 15 meses, 35 cm de cintura, 57 kg e as calças número 66 perderam a vez para as 50. Se os números são surpreendentes, a satisfação pessoal não pode ser medida. Mas, é preciso sempre lembrar que meu caminho é longo e percorri apenas 60%. Então, é tempo de voltar a suar a camisa e manter o foco no objetivo: Um corpo saudável.


Força à todos!



::Cla & Euler 8:05 AM [*] ::
:: ::

* .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. * .::. *


...

 





:: Transtorno...
:: É só emagrecer...
:: Até que ponto...
:: Certas mães...
:: A operação...
:: P oderia ter...
:: E magrecer é uma festa...
Template By Clarice - MetaMorPhasis